Quais alimentos orgânicos podemos comer na Páscoa?

Um dos feriados mais esperados por muita gente, principalmente aqui no Brasil, é a Páscoa. Pois, a Páscoa é um dia doce e de grande comemoração para muita gente.

Basicamente, a Páscoa é a celebração da morte e da ressurreição de Cristo. E esta celebração é uma das mais importantes para todos os cristãos (além do feriado famosinho de fim de ano, o Natal).

Para aqueles que curtem ou só pode comer alimento orgânico e, inclusive, nesses feriados comemorativos com comidas tradicionais, temos uma boa notícia: existem por aí milhares de alimentos orgânicos que todos os adeptos podem comer e comemorar a Páscoa feliz e em paz com seus familiares e amigos.

O que são alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são aqueles tipos de alimentos plantados e cuidados de maneira sustentável diante de uma agricultura biológica.

A agricultura biológica, para quem não sabe, é uma forma de produção agrícola que não utiliza de recursos químicos sintéticos como pesticidas, fertilizantes e muito menos, organismos geneticamente modificados.

A intenção desse tipo de agricultura é respeitar a biodiversidade e o meio ambiente.

Ou seja, os alimentos orgânicos não utilizam de adubos químicos, antibióticos, agrotóxicos, aditivos sintéticos e, muito menos, técnica de engenharia alimentar.

São alimentos totalmente naturais e próprio para o consumo humano e até animal.

Quais alimentos orgânicos podemos comer na Páscoa?

Para os adeptos da alimentação orgânica, seja por escolha ou seja por razões de saúde, saiba que no feriado da Páscoa, eles podem se divertir com seus amigos e familiares e até comer bem sem prejudicar sua saúde.

O que especialistas recomendam a estas pessoas, para começar é que elas devem evitar o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e gorduras, e bebidas alcoólicas.

História da Páscoa

A palavra “Páscoa” quer dizer “passagem” e vem do hebraico “pesah”.

O dia da Páscoa é sempre comemorado em um domingo, entre os dias 22 de março e 23 de abril.

Para os cristãos, é a passagem da morte de Jesus para a volta de sua vida (ressurreição), ao qual ele trouxe salvação para todos os que nele crê (de acordo com João 5:24).

Quando morreu e logo ressuscitou, Cristo pagou o preço do pecado e deu uma nova oportunidade aos seus crentes para ter um relacionamento pessoal com Deus (de acordo com Romanos 8:1-2).

Este foi a grande intenção de Cristo voltar à Terra naquela época.

Desde então, a Páscoa tem sido celebrada por todos aqueles que crê em Cristo e, hoje em dia, os cristãos de todo o mundo juntam-se para comemorar essa grande vitória que mudou suas vidas.

Para os judeus, a festa da Páscoa é uma coisa bem antiga. 

De acordo com Exôdo 12, quando Deus foi ao Egito tirar o povo hebreu de lá, trouxe primeiro um anjo para poder matar o filho mais velho de todas as famílias egípcias.

Deus mandou os judeus matar um cordeiro por família, no lugar do filho mais velho, e pôr o sangue do animal em volta da porta da casa para acabar com as pragas.

Deste modo, o anjo passou por aquelas casas e não matou os filhos dos hebreus.

Naquela mesma noite, os hebreus saíram do Egito e, assim, eles passaram a celebrar esse dia de libertação todos os anos, comendo cordeiro e pães sem fermentos (de acordo com Números 9:2-3).

E é por isso que a Páscoa para os judeus quer dizer “passagem”, ou seja “a passagem do anjo da morte”.

Sendo uma ou sendo outra, a Páscoa que mais conhecemos é aquela que nos deliciamos com os famosos ovos de Páscoa e as comidas tradicionais que não podem faltar na mesa no domingo de Páscoa.

Porque as pessoas deveriam preferir frutas e verduras orgânicas?

Porque as pessoas deveriam preferir frutas e verduras orgânicas

Diversos estudos científicos foram realizados para descobrir como algumas técnicas usadas na agricultura moderna, como os agrotóxicos e os fertilizantes, poderiam afetar a saúde humana e contribuir para o desequilíbrio do meio ambiente.

Os resultados foram difundidos popularmente e o número de pessoas que passou a questionar a forma como os alimentos comprados em supermercados comuns são produzidos aumentou nos últimos anos.

Continue lendo “Porque as pessoas deveriam preferir frutas e verduras orgânicas?”

Quais os benefícios da carne orgânica?

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil figura no ranking dos cinco países que mais consomem carne bovina. Os dados de 2017 mostram que o brasileiro consome, em média, 35,8 kg de carne por ano.

Além disso, em pesquisa realizada também em 2017 pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, 19% dos brasileiros afirmaram consumir produtos orgânicos.

Continue lendo “Quais os benefícios da carne orgânica?”

Como proteger o pomar da mosca-das-frutas com manejo integrado de pragas?

As mosca-das-frutas são insetos que causam elevados prejuízos aos fruticultores. Segundo a ESALQ/USP afirmam quem mundialmente os prejuízos ultrapassam U$ 2 bilhões, sendo o principal problema da fruticultura.

Contudo no Brasil as perdas causadas diretamente na produção, no custo do seu controle e na perda de mercados de exportação, situam-se entre U$ 120 e 200 milhões anuais.

Continue lendo “Como proteger o pomar da mosca-das-frutas com manejo integrado de pragas?”