Fertilidade do Solo usando Adubação Verde

Aumente a fertilidade do solo usando adubação verde, produção orgânica

A Fertilidade do Solo é essencial para prover a nossa capacidade de cultivar culturas que precisamos para manter a variedade alimentar e a nossa saúde.

A manutenção de solos saudáveis tem sido um aspecto crítico da nossa vida há milhares de anos, mas mesmo com um conhecimento tão extenso adquirido dos nossos antepassados, não é uma tarefa fácil.

Um método para melhorar a fertilidade do solo, bem como a sua produtividade, pode ser rastreado em todas as práticas da Grécia Antiga, no Império Romano, na colonização inicial das Américas e, finalmente, nos conceitos de agricultura sustentável de hoje.

É através do cultivo utilizando o sistema de adubação verde — mais natural e benéfica do que a aplicação de fertilizantes químicos — que a manutenção da fertilidade e estrutura do solo podem ser mantidas.

Eles são normalmente incorporados ao solo, diretamente ou após a remoção e compostagem. Os adubos verdes têm sido pouco usados no Brasil por produtores convencionais, mas foram entusiasticamente adotados por produtores orgânicos.

Quer conhecer mais sobre o tema? Então confira o artigo a seguir!

Como prover uma boa fertilidade no solo?

O principal objetivo da adubação verde é preparar o solo para as culturas subsequentes. Os adubos verdes trabalham retirando nutrientes do solo e armazenando-os.

Estas culturas não são colhidas e tiradas da terra, pois isso removeria os nutrientes, mas são cultivadas no solo enquanto ainda estão verdes.

Quando voltar para o solo, as plantas se decompõem lentamente e gradualmente liberam todos esses nutrientes para a próxima colheita.

Adubação orgânica aumenta a fertilidade do solo

O uso de adubação verde resulta em um aumento nos níveis de nutrientes essenciais para os vegetais.

Os adubos verdes produzidos a partir de leguminosas têm a capacidade de fixar nitrogênio do ar e adicioná-lo ao solo, onde esse nutriente essencial promove um crescimento saudável das culturas seguintes.

Muitas culturas de adubos verdes têm a capacidade de fornecer até mesmo minerais de potássio, cálcio, ferro e outros ao solo e, consequentemente, às próximas plantações.

A adubação verde também aumenta a matéria orgânica do solo. Grande quantidade de material orgânico garante a fertilidade do solo, melhorando suas propriedades biológicas e físicas, como a porosidade adequada, infiltração de água e estrutura do solo mais consistente.


Existem os EM (microrganismos eficientes) , estamos falando dos Biofertilizantes. Eles conseguem proteger a planta e alimentar com os nutrientes essenciais.

Contudo os EM podem acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica da adubação verde. Aproveitando o máximo os nutrientes providos da adubação verde.

Segundo o Ministério da Agricultura em 2014 havia apenas 4 produtos biológicos para uso agrícola, em 2018 foram 52 produtos registrados no MAPA.

Sendo 52 os considerados de baixa toxidade, os chamados defensivos biológicos, que podem ser utilizados, inclusive, na agricultura orgânica.

http://www.agricultura.gov.br/noticias/cresce-numero-de-registros-de-produtos-biologicos-para-uso-agricola

A vida no solo

Ao mesmo tempo, o adubo verde serve como fonte de alimento para micróbios e organismos do solo.

A abundância das culturas de microrganismos é extremamente importante para a saúde do solo, pois seu movimento e atividade ajudam a construir uma boa estrutura e, ao se alimentarem da matéria orgânica, permitem a distribuição consistente dos nutrientes.

Deixar o solo coberto é uma boa prática. Pois evita a rápida evaporação, compactação do solo com as gotas de chuva e remoção de camada rica em nutrientes. Adotar a prática de Sistema de Plantio Direto é aumentar a fertilidade do solo. https://www.sitiopema.com.br/sistema-de-plantio-direto-revolucao-agricultura/

Principais nutrientes da adubação verde

A adição de matéria orgânica ao solo libera importantes nutrientes para as plantas, como nitrogênio, potássio e fósforo, além de minerais que vêm da matéria orgânica em decomposição. Todos esses nutrientes ajudam a aumentar o rendimento das culturas futuras.

Não importa que tipo de solo você está cultivando, o adubo verde pode ter um impacto positivo, melhorando drasticamente os solos pobres, bem como mantendo o solo já saudável em estado ótimo.

Agora que você já conhece mais sobre a adubação verde, continue a leitura e saiba como essa prática pode reduzir os custos com insumos e aumentar a produtividade. https://www.sitiopema.com.br/adubacao-verde-reduzir-custos-aumentar-produtividade/