Leite de ovelha: opção de renda para agricultura familiar

leite de ovelha

Há uma grande variedade de produtos na seção de laticínios além dos produzidos através do leite da vaca. Outros animais estão sendo criados para este fim. Como ovelhas, cabras, búfalos e até mesmo camelos.

Apesar do leite de vaca continuar sendo o mais tradicional, o leite de ovelha vem ganhando cada vez mais espaço e vem sendo cada vez mais utilizado para a fabricação de produtos derivados do leite.

Dessa forma, o artigo a seguir do Blog Sítio Pema traz tudo sobre o leite de ovelha,seus benefícios, quais os nutrientes que ele oferece ao organismo humano, quais os produtos que são feitos utilizando o leite como matéria prima, e como a agricultura familiar pode ser beneficiada.

Benefícios do Leite de Ovelha

Apesar do leite de ovelha não ser tão comum quanto o leite de vaca, é um produto muito procurado principalmente pelo seu alto valor nutritivo e por ser um ótimo substituto para para quem possui intolerância à lactose.

Fora essa que é sua principal vantagem, confira então alguns benefícios do leite de ovelha:

  • Promove a saúde dos ossos e previne a osteoporose;
  • Estimula o desenvolvimento de massa muscular;
  • Evita o envelhecimento precoce;
  • Contribui para uma boa digestão;
  • É rico em nutrientes;
  • Intensifica o sistema imunológico.

Assim, o leite de ovelha oferece para o corpo mais energia e gorduras magras, sendo ideal para a alimentação antes de atividades físicas.

Quais seus principais nutrientes?

O leite de ovelha é um produto muito nutritivo e com uma cremosidade única. Dentre seus principais nutrientes é possível destacar o alto teor de proteínas, que é muito superior em relação a outros tipos de leite.

O teor de gorduras do leite de ovelha é maior comparado a outros tipos como os leites de vaca e de cabra, o que proporciona uma maior digestão, pois os glóbulos de gorduras são menores.

Além disso, comparado também com outros tipos, o leite de ovelha possui 50% a mais de cálcio. E possui em grande quantidade minerais como potássio, manganês, sódio, cobre, zinco e fósforo.

Dentre as vitaminas, pode ser encontrado em grande quantidade a Vitamina A, B1, B2, B12. A Vitamina C com teor de 150% a mais que o leite da vaca, e a Biotina com teor de 160% a mais.

O leite é do tipo A2A2. Isso significa que possui a proteína Beta-caseína do tipo A2, isso é, menos alergênica. O consumo desse leite é melhor para aqueles que possuem intolerância à lactose, além disso melhora também aqueles que reclamam de constipação após o consumo do leite comum.


Quais produtos podem ser feitos com leite de ovelha?

Pela sua alta concentração de nutrientes, e seu sabor mais adocicado, o leite de ovelha é matéria prima para diversos produtos derivados do leite comum de vaca, como Doce de Leite e Iogurtes. A forma de produção é similar, assim, a principal diferença fica no sabor.

Além disso, o principal produto cultivado através do leite, é o queijo de ovelha. O fato do queijo ter menos lactose que as outras opções disponíveis no mercado, faz com que ganhe cada vez mais adeptos, pois aumenta a imunidade do corpo e previne contra diversas doenças.

Contudo, conforme o tipo do leite da ovelha, que varia de acordo com a raça do animal e o tipo de pastagem, o queijo terá um gosto diferente, podendo harmonizar perfeitamente com vinhos e cervejas.

Leite de Ovelha e a Agricultura Familiar

A ovinocultura (estudo e criação de ovelhas), tornou- se uma alternativa de investimento agropecuário, devido a afeição do setor a este segmento.

Um levantamento da Embrapa, informa que cerca de 10 milhões de empregos são gerados no Brasil através da agricultura familiar. Para manter a demanda de empregos, é preciso diversificar os tipos de produção. Dessa forma, a agricultura familiar surge como alternativa viável para os agricultores. 

Contudo, a ovinocultura pode oferecer principalmente o leite de ovelha e seus derivados, bem como a carne de cordeiro, e a  produção de lã. Essa grande possibilidade de produção permite que seja fonte de renda para diversas famílias.

Conclusão

Contudo, para conferir mais conteúdos e informações sobre práticas agroecológicas, descobrir mais benefícios que a ovinocultura e a agricultura familiar possam oferecer, siga acompanhando os artigos do site Sítio Pema ou entre em contato com a nossa equipe.